Road Trip - Vilankulos/Maputo

Como disse no primeiro post sobre Vilankulos, vc pode chegar até a vila de avião, mas também existem as opções de ir de carro ou de maxibombo (ônibus). No meu caso fui de avião, porque estive pesquisando no Hospital Rural de Vilankulos e voltei de carro, com meu namorado e duas amigas brasileiras.


Admito que tinha preconceito em relação as estradas moçambicanas, principalmente por causa dos conflitos armados e má conservação das auto-estradas, mas admito que a AN1 me surpreendeu. Bem melhor do que muitas estradas brasileiras.



A vantagem de uma viagem de carro é a liberdade. Você decide quando e onde vai parar e quanto tempo vai ficar por ali. Admito que deveríamos ter saído mais cedo, mas estávamos cansados que só saímos do hotel por volta das 10horas da manhã.



Existem poucos postos de gasolina ao longo da estrada, então aconselho levar sempre uns lanches e água. Além de escolher a melhor trilha sonora pra pegar a estrada. No caso da nossa, viajamos ao som dos clássicos do Hip Hop (Snoop Dogg, 50 Cent, Eminem, Chris Brown...). As nossas companheiras de viagem é que não gostaram nem um pouco do repertório. Rsrsrrs



Saindo de Vilankulos, em menos de uma hora, tivemos uma parada bônus, para tirar fotos na Placa do Trópico de Capricórnio, que é um dos principais círculos de latitude que marcam o mapa do planeta Terra e passa pela Província da Inhambane em Moçambique.




Seguindo viagem, tirei mais algumas fotos em paisagens de tirar o fôlego. Mas também dá para ver as casinhas de palha ou pau-a-pique e as mulheres (sempre elas) caminhando longas distancias para buscarem água dos poços das vilas.





Na metade da viagem fizemos uma parada estratégica na cidade de Maxixe para almoçar (um peixinho com camarão) e tomar uma cervejinha gelada. O motorista lógico que ficou só na vontade. A cidade é um ponto de paragem dos ônibus e chapas que viajam pelas estradas de Moçambique, é lá também que os turistas gringos descem para pegar o barco para Praia de Tofo. Paraíso turístico e que é conhecido pelas belas praias e por ser um dos melhores lugares do mundo para prática do mergulho.
Ver: http://viagem.uol.com.br/noticias/2011/09/05/cenario-paradisiaco-vila-de-tofo-e-paraiso-escondido-em-mocambique.htm




Hora de pegar a estrada de novo e fazer até a Província de Gaza e depois Província da Maputo. Esse trecho da viagem é um pouco maior, então um ponto intermediário é uma boa pedida. Após mais algumas horas de estrada e depois de presenciar um lindo por do sol, paramos em Xai-Xai para abastecer o carro e o estomago com uma visita no KFC para comer frango frito e tomar sorvete.



O ultimo trecho da viagem foi horrível, pois já estava noite e a estrada é muito mal iluminada e sinalizada. E pra piorar pegamos uma cacimba (nevoeiro), então tivemos de dirigir bem devagar e com bastante atenção, fazendo com que atrasássemos nossa chegada a Maputo que só aconteceu as 22horas, após 12 horas de viagem. Mas como adoro uma aventura adorei a nossa Road Trip Moçambicana.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Road for Two Template by Ipietoon Cute Blog Design