Viajei
para Nampula, norte de Moçambique, com intuito de realizar parte da pesquisa do
Doutorado. A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique tem voos diários saindo de
Maputo e custam cerca de 2 mil reais (ida e volta).
Assim que desembarquei fui me encontrar com amigos que moram na cidade de Nampula. Do aeroporto partimos direto para o Pavilhão do Ferroviário para assistir ao espetáculo dos cantores angolanos Yola Semedo e Kyaku Kyadaff. O lugar estava lotado e o show foi maravilhoso, deu pra dançar e me divertir apesar do cansaço da viagem.
Fiquei hospedada no Campus da Universidade do Lúrio, ela foi construída afastada da cidade de Nampula, bem próximo ao Hospital do Marrere, onde os estudantes do curso de enfermagem fazem seus estágios.
Apesar da construção da universidade não foram realizadas melhorias estruturais no entorno então para ter acesso ao campus temos de percorrer 12km de estrada de barro, de acordo com os relatos nos períodos de chuva os carros não conseguem circular e as pessoas tem de se locomover a pé. Também devido a presença dos estudantes tem surgido novas construções e comércio na beira da estrada.
Foi uma semana exaustiva onde chegávamos no Hospital Central de Nampula as 8h da manhã e só saíamos tarde da noite. Não deu pra conhecer muita coisa da cidade, mas dá pra perceber os contrastes em relação a capital Maputo que é muito mais desenvolvida e organizada.
0 comentários:
Postar um comentário