É impossível falar sobre Barcelona e não citar o arquiteto espanhol, nascido na região da Catalunha, Antoni Galdí (1852-1926). O seu estilo único o tornou conhecido mundialmente, por misturar muitas cores, texturas e elementos distintos (cerâmica, ferro forjado, vitral e marcenaria). Diversos dos pontos turísticos da cidade de Barcelona foram projetados por Galdí. Hoje falaremos sobre dois deles, que inclusive foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco, a Casa Bátllo e a Casa Milá. Ambas estão localizadas no Passeig de Grácia, uma grande avenida que abriga diversas lojas de luxo (Zara, Armani, Swarovski, Chanel, Dior, Guess, Gucci...). O Passeig de Grácia é o salão nobre de Barcelona, quando foi projetada, as famílias mais ricas da burguesia catalã começaram a construir suas casas competindo entre si para ver quem tinha a casa mais espetacular, tanto que o local passou a se chamado de a Ilha da Discórdia.
Casa Batlló
Foi construída entre 1904/1906
para o empresário da indústria têxtil José Batlló Casanovas. O prédio já existia,
mas foi totalmente reformado por Gaudí. A casa é repleta de elementos
decorativos e de cunho naturalista, principalmente em sua fachada. Coberta de
vidro e cerâmica coloridas, que refletem a luz do sol. As grades das sacadas
lembram ossos, decorados com elementos florais típicos dos modernistas.
Já o telhado e terraço, são um conjunto de chaminés de formas diferentes e cobertas de mosaicos coloridos que lembram um dragão.
Site: https://www.casabatllo.es/
Horário: Todos os dias das 9 às 21h (temporariamente
fechado devido a COVID19).
Preço: €25
A Casa Milá, é mais um
surpreendente edifício modernistas criado por Gaudí entre os anos de 1906/1912,
para o Deputado e empresário Pere Milá I Camps. A casa é mais conhecida como La
Pedrera devido ao seu aspecto rústico.
Os elementos da natureza são muito presentes nessa construção. Suas três fachadas possuem a mesma linha artística e uma continuidade de forma ondulada que aparenta um arrecife, rochas que foram se moldando com as ondas do mar. O ferro forjado presente nas 33 sacadas lembram algas marinhas.
Hoje a Casa abriga um grande espaço de exposições (com maquetes, mapas, fotografias e vídeos sobre a obra de Gaudí), também existe uma recriação de uma casa pertencente a uma família burguesa do século 19.
A rooftop é um espaço peculiar,
com chaminés em forma de guerreiros petrificados. Lá de cima é possível apreciar
o centro de Barcelona.
Site: https://www.lapedrera.com/es
Horário: Sexta a domingo das 9 às 19h
Preço: €24
0 comentários:
Postar um comentário