Ainda passeando por Guimarães fomos visitar o Paço dos Duques de Bragança, que foi construído por volta de 1420, por Dom Afonso de Bragança, filho ilegítimo do Rei Dom João I, para que ele pudesse morar com a sua segunda esposa Dona Constança de Noronha, neta do Rei de Castela (atualmente Espanha).
Dom Afonso era um homem muito viajado e a arquitetura do Paço é inspirada no estilo borgonhês. Uma casa fortificada, com inúmeras chaminés que demonstram esta influência da Europa setentrional e o transformam num exemplar único em Portugal. Mais tarde os duques se mudaram para Évora e o prédio ficou abandonado.
Foi utilizado como edifício militar durantes as invasões de Napoleão. Posteriormente foi transformado e residência oficial do ditador português Salazar. Hoje em dia o Paço dos Duques é a residência do Presidente da República em suas visitas ao norte de Portugal, mas sua principal função é a de museu de artefatos portugueses medievais.
As diferentes salas estão estruturadas em torno do pátio principal interno, que é rodeado por arcos góticos.
Se você é um daqueles turistas que não tem vergonha de pagar mico (ou até gorila), do lado de fora do Paço tem uma estátua de Dom Afonso Henriques, parada obrigatória para uma foto.
E sabe aquelas molduras com um buraco para o rosto? Tem coisa mais ridícula do que isso? Pois é, lá vc também pode registra este momento e rir sempre que se lembrar da sua viagem para Guimarães.