A igreja dos Clérigos foi construída entre os anos de 1735 e 1748 no estilo Barroco na Colina dos Enforcados, local onde eram enterradas as pessoas executadas na forca.
Na capela-mor existem quatro altares laterais: do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento. Nos flancos destacam-se os co-padroeiros da Irmandade São Pedro e São Filipe No altar principal se destaca a imagem da padroeira da irmandade dos Clérigos, Nossa Senhora da Assunção.
Entre os anos de 1750 a 1758 foi construída a Casa da Irmandade, como um anexo ao prédio principal da igreja. Durante anos a casa funcionou como uma enfermaria e abrigo para padres necessitados. Hoje a casa funciona como um museu de obras de artes sacras, roupas e estopas utilizadas pelos padres, caixas de esmolas, entre outros itens.
A última a ser construída foi a Torre dos Sinos (1754 a 1763), com dois campanários e 49 sinos.
Para chegar
lá em cima é necessário subir 225 degraus numa escada bem estreita. É super
cansativo, mas vale a pena pela visão panorâmica numa perspectiva de 360° da
cidade do Porto.
O conjunto arquitetônico dos Clérigos (Torre, Museu e Igreja) recebe mais de 600mil visitantes por ano. Funcionando diariamente das 9h às 19h. O ingresso para Torre e o Museu custa 6 euros, já o acesso para Igreja é gratuito.
Site: http://www.torredosclerigos.pt/pt/
0 comentários:
Postar um comentário