Pelas ruas que andei...

Mercado Bolhão

O Mercado do Bolhão é um dos mais famosos da cidade do Porto, tendo sido inaugurado em 1839. O mercado carrega uma melancolia, sendo possível ouvir senhoras cantando fado, ou comer. Existem lanchonetes, barracas de peixe, chacrutaria, frutas e também é possível encontrar barracas que vendem uma variedade de suvenires e artesanato local. Tudo isso faz com que o mercado seja repleto de cores e sabores.





O mercado encontra-se Rua Fernandes Tomas (perto da Avenida dos Aliados), mas atualmente o encontra-se fechado para obras de modernização. Até que fique pronto, os comerciantes foram deslocados e estão num espaço localizado a cerca de 200 metros, apelidado de Mercado Temporário do Bolhão.

Site: http://www.mercadobolhao.pt

 

Teleférico de Gaia

Para ir de cidade de Porto até Nova Gaia é necessário pegar um autocarro (ônibus) ou o metro, em ambos os casos a paragem fica em frente ao Mosteiro da Serra do Pilar, na parte alta da cidade.  Para descer para o cais onde se encontram as caves os turistas tem de ir a pé pelas escadarias ou se preferirem podem descer utilizando o teleférico.  



 

O teleférico foi inaugurado em 2011, são cápsulas de vidro suspensas no ar. Na sua estação temos um ângulo privilegiado da Ponte Dom Luís.




A viagem é curta (cerca de 5 minutos), mas proporciona uma belíssima visão panorâmica das duas margens do Rio Douro.

 

 

Horário: 10 às 19h

Preço: 6 euros (Só um bilhete) ou 9 euros (ida e volta)

Site: http://www.gaiacablecar.com/

 

Ribeira

Depois de aproveitar o passeio por Vila Nova de Gaia, atravessamos pé o tabuleiro inferior da Ponte Dom Luis para chegar a Ribeira de Porto.



 O local fica as margens do Rio Douro, tem vários bares e restaurantes. Portanto é um ótimo lugar para passear, mas também para fazer uma pausa para comer, tomar um vinho do Porto e apreciar a paisagem.



 Uma sugestão é experimentar a Francesinha, um prato típico português, mais precisamente do Porto. Dizem que a receita foi criada a década de 50 por um Chefe de cozinha que morou na França e dizia que o molho era apimentado como as francesas.



Por isso do nome do prato. Trata-se de três pães recheados com carnes (bife, presunto, lingüiça), por cima um queijo derretido, uma quantidade generosa de um molho apimentado de tomates, cerveja preta com bacon e em alguns locais colocam um ovo estrelado com gema mole para complementar.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Road for Two Template by Ipietoon Cute Blog Design