Centro Histórico de Guimarães

Rua do Anjo

 Os portugueses consideram Guimarães como o “berço de Portugal”, já que lá nasceu Dom Afonso Henriques o primeiro rei de Portugal. Também foi lá que aconteceu a batalha de São Mamede, em 1146, após esta vitória Portugal se tornou um país independente e Guimarães se tornou temporariamente sua capital (e assim o foi por 20 anos).


 Castelo de Guimarães

 

Guimarães está localizada na região do minho a 54 km de distância da cidade do Porto. É uma cidade histórica, charmosa e compacta que proporciona uma ótima viagem de 1 dia (estilo bate-volta) a partir da cidade do Porto. Para chegar lá é bem fácil, basta pegar o trem na Estação São Bento, a viagem dura cerca de 1hora e custa 6euros (Ida e volta).

Sede da Prefeitura da Guimarães

 Devido aos seus importantes monumentos históricos a UNESCO reconheceu em 2001 Guimarães como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mas a cidade é bem mais do que apenas uma relíquia histórica, como vamos ver nas próximas publicações


 Igreja Nossa Senhora da Oliveira

 

É possível ir fazer a maior parte dos passeios em Guimarães andando. A cerca de 300m da estação de trem está localizado o Palácio Vila Flor. No século 18 era uma Quinta, hoje funciona como um centro cultural. A entrada para as exposições custam 5euros. O acesso ao jardim de Camélias Japonesas é gratuito. De lá você tem uma ótima visão da cidade.

Site: https://www.ccvf.pt/



 Palácio Vila Flor

 

Caminhando pelo Jardim Público da Alameda chegamos à Avenida do Largo da República do Brasil onde esta localizada a Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Que tem origem no século 16 e é um dos cartões postais da cidade com suas torres simétricas e a fachada com azulejos azuis.

 

Igreja Nossa Senhora da Consolação

 

O lugar ainda preserva muito da arquitetura medieval, com ruas estreitas de paralelepípedos, casas coloridas, azulejos portugueses e arcos góticos. É como se tivesse voltado no tempo.






 Depois da caminhada é hora de para comer na encantadora Praça de São Miguel. Ali o turista pode sentar no Largo das Oliveiras, a sombra das árvores que dão nome ao lugar, para tomar uma taça de vinho ou um café ao ar livre. Acabamos escolhendo o italiano Cinecitta, mas no local funcionam diversos cafés e restaurantes para  todos os gostos e bolsos.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Road for Two Template by Ipietoon Cute Blog Design